Da “crua” à “bem passada”: referentes ausentes no curta-metragem “Carne”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74874

Mots-clés :

semiótica, interseccionalidade, colonialidade, referente ausente.

Résumé

O presente artigo propõe uma reflexão acerca dos corpos feminilizados no documentário de animação em curta-metragem intitulado Carne (2019), escrito e dirigido por Camila Kater. A análise é tecida a partir da semiótica da cultura, tendo como recorte os referentes ausentes sexistas e especistas narrados pelo objeto empírico, atribuídos às fases da vida destas (r)existências, interseccionando-as por meio de uma semiosfera permeada por relações de poder colonialistas.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Caroline Luiza Willig, Universidade Feevale

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Feevale (2016), Licenciada em Letras pela Unigran (2014), Pós-Graduada em Gestão e Marketing Digital pela UCDB (2018), mestra (2021) e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia: núcleo de estudos em educação, comunicação e cultura, em suas pesquisas versa sobre menstruação e seus entrecruzamentos com as infâncias, a mídia e o território escolar.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Coordena o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura e pesquisadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências.

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Publié-e

2024-01-30

Comment citer

Willig, C. L., & Schmidt, S. P. (2024). Da “crua” à “bem passada”: referentes ausentes no curta-metragem “Carne”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 423–440. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74874

Numéro

Rubrique

Estudos de Literatura