José Bispo: o herói no romance "Terra de Caruaru", de José Condé

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74759

Mots-clés :

Herói problemático, Romantismo da desilusão, Idealismo abstrato, Terra de Caruaru, José Condé.

Résumé

Este artigo objetiva analisar o romance Terra de Caruaru (1960), do escritor José Condé, à luz do herói problemático, em especial, do Romantismo da desilusão e do Idealismo abstrato, tipos postulados por Georg Lukács, no livro A teoria do romance. A partir da leitura teórica do crítico húngaro, ao discutir sobre a fragmentaridade do sujeito no romance moderno, reconhece-se na análise duas características da personagem José Bispo: primeiro, voltado a sua interioridade, com uma visão de mundo amplificada e com ações mínimas; segundo, na maior parte da narrativa, com o predomínio de ações sem reflexão. Essas considerações vão expor o alcance e os limites interpretativos sobre o herói no texto condeano, que expressam as inquietações humanas cujo meio social já não encontra harmonia com as subjetividades dos indivíduos.

Biographie de l'auteur-e

Ivson Bruno da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pelo mesmo programa e instituição. É bolsista de Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Références

AMADO, James. Notas sobre “Terra de Caruaru”. Jornal do Commercio, 2° caderno, Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1962.

ATHAYDE, Austregésilo de. Terra de Caruaru. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 1961.

CONDÉ, José. Terra de Caruaru. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1968.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

MACEDO, José Marcos Mariani de. Posfácio. In: LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

SILVA, Arlenice Almeida da. O símbolo esvaziado: a Teoria do Romance do jovem György Lukács. Trans/Form/Ação – Revista de Filosofia. v. 29, n. 01, p. 79-94. São Paulo: UNESP, 2006.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-30

Comment citer

Silva, I. B. da. (2024). José Bispo: o herói no romance "Terra de Caruaru", de José Condé. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 478–493. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74759

Numéro

Rubrique

Estudos de Literatura