A difusão de imaginários sociodiscursivos relacionados a gênero por intermédio das inferências na publicidade: uma proposta de análise semiolinguística

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57465

Mots-clés :

Publicidade, discurso, imaginários, gênero

Résumé

O presente artigo pretende, sob a luz dos conceitos da Teoria Semiolinguística, fundada por Patrick Charaudeau, analisar como as inferências contidas no discurso publicitário contribuem para a difusão de imaginários sociodiscursivos. Após breve explanação teórica pertinente à análise, será examinado um corpus composto por quatro anúncios de perfumes de O Boticário voltados especificamente para os públicos feminino e masculino, sendo dois exemplares relativos a cada caso. A partir de tal análise, será observado quais imaginários concernentes às questões de gênero podem ser identificados em tais propagandas e como, consequentemente, a publicidade colabora com a manutenção dessas representações.

Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Monteiro de Rezende, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Janayna Rocha da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Univerisidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro.

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Publié-e

2021-05-14

Comment citer

de Rezende, R. M., & da Silva, J. R. (2021). A difusão de imaginários sociodiscursivos relacionados a gênero por intermédio das inferências na publicidade: uma proposta de análise semiolinguística. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 291–312. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57465

Numéro

Rubrique

Estudos de Língua