Desenlaces camilianos: uma estratégia mercadológica

Auteurs-es

  • Ana Luísa Patrício Campos de Oliveira USP

Mots-clés :

Camilo Castelo Branco, Crítica Social, Narrador, Mercado Editorial oitocentista.

Résumé

Em 1856, vêm à luz duas obras sequenciais de Camilo Castelo Branco: Onde está a Felicidade e Um Homem de Brios. Nelas encontramos uma profunda análise crítica da sociedade portuguesa oitocentista a propósito de personagens que têm nas relações monetárias sua verdadeira força motriz. Entretanto, ainda que possuam o mesmo enredo e o mesmo típico narrador camiliano, instância responsável por um implacável olhar crítico social, esses romances não terminam de forma análoga. Uma traz um desfecho, indubitavelmente, não passional e coerente com o desenvolvimento da trama e a outra um desenlace, à primeira vista, passional e não condizente com o desenrolar do romance. Assim posto, no presente estudo buscaremos analisar ambas as obras, intencionando trazer à tona os motivos pelos quais o narrador camiliano é levado, por vezes, a optar ou não por uma solução de cunho, aparentemente, passional em seus romances e quais as implicações que tal escolha acarreta para as obras.

Biographie de l'auteur-e

Ana Luísa Patrício Campos de Oliveira, USP

Mestre em Literatura Portuguesa, USP e Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma universidade

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Publié-e

2018-07-09

Comment citer

de Oliveira, A. L. P. C. (2018). Desenlaces camilianos: uma estratégia mercadológica. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(12), 1–14. Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35756

Numéro

Rubrique

Estudos livres