A romancização do drama e suas implicações na escrita dramática moderna

Auteurs-es

  • Newton de Castro Pontes UFPB/UFPE

Mots-clés :

Romancização, Drama, Teoria dos gêneros

Résumé

Este breve estudo utiliza o conceito de “romancização”, formulado por Mikhail Bakhtin ao tratar das particularidades estruturais da forma romanesca, a fim de compreender as mudanças estruturais introduzidas à forma dramática após a consolidação do romance como forma literária. Buscamos fazer breve análise do modo como os princípios enunciados por Aristóteles foram retomados e reinterpretados pelos teóricos do teatro neoclassicista francês e, posteriormente, pelos teatrólogos do drama burguês, e a implicação que as mudanças trazidas por essas escritas teatrais tiveram na formação do drama moderno e sua configuração como “teatro rapsódico” (segundo terminologia de Jean-Pierre Sarrazac).

Biographie de l'auteur-e

Newton de Castro Pontes, UFPB/UFPE

Mestre em Literatura e Interculturalidade, UEPB;

Doutorando em Teoria da Literatura, UFPE.

Téléchargements

Publié-e

2018-06-20

Comment citer

Pontes, N. de C. (2018). A romancização do drama e suas implicações na escrita dramática moderna. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 9(10), 1–18. Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35168