O texto literário na escola

Auteurs-es

  • Aline de Azevedo Gaignoux UERJ

Mots-clés :

leitura, texto literário, ensino.

Résumé

A escola é o ambiente natural no qual os alunos entram em contato com as linguagens escritas; é, pois, o espaço onde os estudantes devem conviver com diferentes textos de gêneros variados. Nessa perspectiva, o ensino de Língua Portuguesa deve ter como finalidade principal capacitar os estudantes para escrever e interpretar textos satisfatoriamente. Nesse processo, o texto literário será um poderoso aliado, pois, por meio dele, é possível transformar o aluno em leitor e, consequentemente, possibilitar seu ingresso efetivo na sociedade, uma vez que a leitura e a escrita são condições sine qua non para participação social legítima. O presente artigo evidencia as principais características do texto literário e explicita sua importância no ensino de Língua Portuguesa; apresenta ainda uma proposta de atividade para a prática da leitura em sala de aula.

Biographie de l'auteur-e

Aline de Azevedo Gaignoux, UERJ

Mestre em Ensino de Língua Portuguesa

Téléchargements

Publié-e

2014-12-22

Comment citer

Gaignoux, A. de A. (2014). O texto literário na escola. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(19), 495–502. Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34959

Numéro

Rubrique

Estudos livres