O olhar subalterno na subversão da comédia: uma análise de “Casamento de branco”, de Altimar Pimentel

Auteurs-es

  • Ana Flávia de Andrade Ferraz UnB
  • Otávio Cabral UnB

Mots-clés :

comédia, esperteza, exploração, sociedade

Résumé

Este artigo faz uma análise da peça de Altimar Pimentel, Casamento de Branco, a partir do enfoque da literatura e sociedade. Na Commedia dell’Arte as personagens faziam uso da esperteza e da artimanha como recurso exclusivo de proteção, de uma forma inteiramente individualista. Nessa peça o autor promove o caminho inverso. Seu protagonista, Benedito, age coletivamente, mostrando-se preocupado com o outro, diferentemente dos seus aparentados distantes. Nesse sentido, Altimar Pimentel, sem se distanciar da tradição, insere sua peça na discussão mais abrangente do mundo moderno.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Flávia de Andrade Ferraz, UnB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Otávio Cabral, UnB

Pós-Doutorando do Programa de Teoria Literária

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Publié-e

2014-06-11

Comment citer

Ferraz, A. F. de A., & Cabral, O. (2014). O olhar subalterno na subversão da comédia: uma análise de “Casamento de branco”, de Altimar Pimentel. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(18), 37–51. Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34887