O proeja certific como deslocamento da educação de jovens e adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault
Palavras-chave:
Análise do discurso, Foucault, PROEJAResumo
O presente texto objetiva fazer uma reflexão sobre os discursos que viabilizaram a constituição de cursos PROEJA CERTIFIC como alternativa aos problemas de acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito é colocar sob suspeita as ideias de avanço e progresso imbricadas em tais discursos constituidores, expandindo o olhar para além do interior da própria formação discursiva. Para embasar a discussão, recorre- se aos escritos de Foucault (2000, 2014a, 2015) bem como a trabalhos da EJA (HADDAD, 2007; RIBEIRO, 1999). A pesquisa, na área da Linguística Aplicada, adota o caráter documental e bibliográfico. Conclui-se que, ao colocar em xeque as clássicas teorizações sobre a modalidade, desvela-se o contexto discursivo no qual essa proposta e não outra foi possível. A reflexão presente neste trabalho pode contribuir para que sujeitos envolvidos no processo de (re)formulação de cursos PROEJA CERTIFIC possam fazer escolhas mais coerentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.