Juliana em O Primo Basílio: o erótico como jogo de cifras e deslocamentos

Autores/as

  • Vera Lucia Pian Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74989

Palabras clave:

Corpo invisível, prazer deslocado, desejo reprimido, Século XIX.

Resumen

RESUMO:  O presente ensaio enseja lançar luz sobre a complexa personagem Juliana do livro O Primo Basílio de Eça de Queiroz sob a perspectiva dos deslocamentos do seu erotismo e de como o desejo, diante da hipócrita moralidade do século XIX, encontra brechas inusitadas para a sua satisfação. A vilania de Juliana tem motivações mais profundas em seus recalques e suas ações revelam, a partir da genialidade da escrita de Eça, a busca do prazer sexual travestido de ressentimento e maldade. Juliana tem um corpo invisível que goza no prazer invertido que encontra no corpo da sua rival.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lucia Pian Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pós-doutoranda em Literatura Portuguesa na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Advogada pela Faculdade Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas da Infância. Email: verapian57@hotmail.com

Publicado

2023-08-23

Cómo citar

FERREIRA, Vera Lucia Pian. Juliana em O Primo Basílio: o erótico como jogo de cifras e deslocamentos. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 286–297, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.74989. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/74989. Acesso em: 28 jul. 2025.