O conto moderno e seus suportes no Brasil: Machado de Assis, os jornais e os livros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67608

Palabras clave:

Machado de Assis contista, conto moderno, mídias impressas, jornais e livros

Resumen

O objetivo deste artigo é levantar reflexões acerca das contribuições de Machado de Assis para o desenvolvimento do conto moderno na literatura brasileira, com foco na relação existente entre os materiais literários e seus suportes impressos: o jornal e o livro. Para tanto, opera-se uma articulação entre a ideia de conto, teorizada por Poe; o desenvolvimento do gênero nos jornais oitocentistas; e a modernização da imprensa periódica no mesmo período histórico. Na sequência, discute-se a atuação de Machado de Assis como contista no Brasil do século dezenove, entre os jornais e os livros de contos, considerando os impactos da modernização da imprensa na literatura. Com isso, abrem-se caminhos fecundos a novas discussões acerca da relação imbricada entre textos e suportes literários, especialmente na literatura brasileira oitocentista.

Biografía del autor/a

Juliana Gama de Brito Assumpção, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Literatura brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ (bolsista FAPERJ Nota 10), mesma instituição pela qual ingressou no doutorado em Literatura brasileira, em 2023, como bolsista CAPES. Graduada em Letras - Português/Literaturas pela UERJ, com formação em Artes Visuais pela EAV-Parque Lage.

Publicado

2023-04-21

Cómo citar

Assumpção, J. G. de B. (2023). O conto moderno e seus suportes no Brasil: Machado de Assis, os jornais e os livros. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 340–362. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67608

Número

Sección

Estudos de Literatura