O brincar como Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças na aula de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63795

Palabras clave:

Criança, Educação Infantil, Literatura, Direitos, Brincar.

Resumen

O artigo objetiva demonstrar que é possível promover o brincar enquanto Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento nas aulas de literatura da Educação Infantil. Para tanto, parte-se da análise da construção dos conceitos de infância e criança que influenciam nas políticas destinadas a elas, da compreensão do Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento brincar enquanto ação imprescindível ao desenvolvimento humano e a reiteração da importância da literatura em sala de aula. Nas considerações finais destaca-se a certeza de que é possível e necessário planejar aulas com intenções educativas e que promovam os Direitos instituídos pelo mais recente documento norteador da educação brasileira.

Biografía del autor/a

Angélica da Silva Belló Souza, Universidade de Taubaté

Pedagoga e Mestre em Linguística Aplicada

Publicado

2023-04-21

Cómo citar

Souza, A. da S. B. (2023). O brincar como Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças na aula de literatura. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 320–339. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63795

Número

Sección

Estudos de Literatura