Dona Ivone Lara: o amor negro no feminino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.60133

Palabras clave:

Canção, amor, mulher negra, cultura nacional.

Resumen

Maria Verônica da Silva

 

RESUMO

Este artigo tem por objetivo refletir acerca da manifestação do amor romântico em cinco canções de Dona Ivone Lara, presentes no álbum Nasci pra sonhar e cantar, lançado em 2001 pela gravadora francesa Lusáfrica, com o intuito de, ao discutir os atravessamentos do amor neste corpo negro, trazer para o centro da discussão a essencialidade de humanizar esses corpos, que, desde o período escravocrata, vem sendo coisificados pelas narrativas de nações que chegam no imaginário social, corroborando, deste modo, com a estrutura social que exclui corpos como o da Dona Ivone, não reconhecendo a contribuição feminina negra na construção da cultura nacional.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Verônica Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada e bacharelada em Letras (UERJ); especialista em Literatura Brasileira e mestranda em Literatura Brasileira. Integrante do projeto vinculado à UERJ, LetrasPretas, que pesquisa a produção intelectual de mulheres negras.

Publicado

2022-05-04

Cómo citar

SILVA, Maria Verônica. Dona Ivone Lara: o amor negro no feminino. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 38, p. 310–324, 2022. DOI: 10.12957/palimpsesto.2022.60133. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/60133. Acesso em: 1 jun. 2025.

Número

Sección

Estudos de Literatura (Tema livre)