A MORTE E A SOLIDÃO EM POEMAS DE DRUMMOND E BANDEIRA E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40180

Palabras clave:

Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Morte, Solidão.

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo principal de analisar a maneira como se constrói a temática da morte e da solidão nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, por meio da utilização das figuras de linguagem, utilizando como corpus quatro poemas, dois de cada autor. Manuel Bandeira é um dos principais nomes da primeira geração do modernismo brasileiro. Dentre os poemas que compõem suas obras há vários voltados ao universo infanto-juvenil, como o famoso “Trem de Ferro”. Mesmo que nas produções literárias Drummonianas o público alvo não sejam, especialmente, voltadas às crianças, grande parte de seus poemas são recomendados para leitura durante essa fase. A Literatura infanto-juvenil não deve ser considerada com gênero menor e sim tomada com a mesma importância que as outras, pois as habilidades e competências discursivas de leitura são desenvolvidas em cada fase de desenvolvimento do ser humano.  

Biografía del autor/a

Juliana Lopes Melo Ferreira Sabino, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG (2018). Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (2011). Atuou como professora de Língua Portuguesa no PRONATEC; de Linguística no curso de LETRAS; e Português Instrumental no curso de Engenharia do CEFET-MG. Atuou como membra do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Informação Multimídia (PIIM-Lab) e CAPTE - Centro de apoio a pesquisas sobre televisão (CEFET-MG). Professora de Linguística na UEMG (Departamento de Letras e Linguística). Faz parte da banca permanente de correção de provas discursivas em larga escala; e colaboradora externa da Unb

Publicado

2019-07-15

Cómo citar

Lopes Melo Ferreira Sabino, J. (2019). A MORTE E A SOLIDÃO EM POEMAS DE DRUMMOND E BANDEIRA E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 78–98. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40180