GONÇALVES DE MAGALHÃES E SÍLVIO ROMERO: DOIS DISCURSOS, DUAS BANDEIRAS E UMA SÓ NAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.37933

Palabras clave:

História da Literatura Brasileira

Resumen

Partindo da conjuntura de emancipação política do Brasil, o texto tem como finalidade analisar os discursos historiográficos respectivamente de Domingos J. Gonçalves de Magalhães e de Sílvio Romero sob a perspectiva nacionalista, levando em conta as concepções estético-ideológicas que lhes serviram de alicerce, para, então, avaliar a maneira como viabilizaram a reforma da literatura brasileira e de sua historiografia. Para tal, pretende-se refletir acerca do que fundamenta as contribuições desses dois poetas e historiadores, e da forma como conduzem seus projetos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Garcia Santos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura Portuguesa e Africana) também pela UFF, Especialista em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduada em Letras - Português/Literaturas pela UNESA. Faço parte do corpo docente efetivo da Faculdade Paraíso, onde ministro as disciplinas Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Africana, Literatura Infantojuvenil, Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso no curso de Letras. Atuei como Tutora na UFF e como professora substituta na UERJ.

Publicado

2019-07-15

Cómo citar

SILVA, Juliana Garcia Santos da. GONÇALVES DE MAGALHÃES E SÍLVIO ROMERO: DOIS DISCURSOS, DUAS BANDEIRAS E UMA SÓ NAÇÃO. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 29, p. 456–472, 2019. DOI: 10.12957/palimpsesto.2019.37933. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/37933. Acesso em: 28 jul. 2025.