A construção da aquisição e da prática de produção oral na formação docente em FLE

Autores/as

  • Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35378

Palabras clave:

aquisição de linguagem, FLE, produção oral, prática docente, formação de professores

Resumen

Este trabalho tem por finalidade ser uma pesquisa-ação que objetiva oferecer dispositivos que façam os professores repensarem suas práticas docente. Assim, pretende-se apresentar o processo atual da aquisição e da prática de Produção Oral em docentes de instituições privadas de ensino de Francês como Língua Estrangeira (doravante FLE) do estado do Rio de Janeiro. Ademais, há o intuito de identificar e estruturar as principais dificuldades dos professores em seu percurso de formação, tendo como fontes teóricas a Sociolinguística e a didática de ensino de FLE. A coleta de dados dá-se mediante questionários de múltiplas escolhas e aplicação de entrevistas. Esta investigação tem como norte responder às seguintes questões: quais são os principais fatores ligados à aquisição da Produção Oral por parte dos educadores? Qual é o papel da universidade na sua formação? Como é processada a aprendizagem da L.E. no professor? Como esse processo influencia na sua prática?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Letras – Linguística – pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Publicado

2018-07-03

Cómo citar

FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. A construção da aquisição e da prática de produção oral na formação docente em FLE. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 26, p. 402–421, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.35378. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35378. Acesso em: 16 jul. 2025.