Uma breve leitura da introspecção em Machado de Assis e Cornélio Penna
Palabras clave:
Machado de Assis, Cornélio Penna, Literatura brasileira, IntimismoResumen
Este artigo consiste num exercício de aproximação entre as obras de Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) e Cornélio de Oliveira Penna (1896- 1958). Tomando por base a construção psicológica elaborada e o tom marcadamente intimista, marcas características das narrativas de ambos, o que se pretende aqui é examinar de que forma Machado, na contramão do realismo cientificista, e Cornélio, em contraste com o regionalismo social, consolidam uma representação interiorista que lhes confere uma posição única dentro do universo literário brasileiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.