Sociolinguística em sala de aula: visão e postura docente ante as variedades desprestigiadas do português

Autores/as

  • Bruno Defilippo Horta Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

sociolinguística, variação linguística, ensino de língua portuguesa

Resumen

A Sociolinguística demonstra que a variação ocorre em todos os níveis da língua e nos ajuda a compreender as transformações que ocorrem em uma língua natural. A aplicação dos estudos sociolinguísticos ao ensino representa a temática central deste artigo. Para Foucault (2003), sob o abrigo de assertivas tidas como verdadeiras, exerce-se controle sobre o discurso discente. Em conformidade com esses pressupostos, objetivamos investigar se o trabalho com língua materna no município de Juiz de Fora (MG) se dá mediante abordagem pautada nos postulados sociolinguísticos. Dessa forma, desenvolvemos pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2000) em duas escolas desse município. Para isso, realizarmos observações de aulas de língua portuguesa em ambas as escolas. Como resultados, temos que o ensino de língua portuguesa pautado por uma pedagogia da variação ainda se encontra distante das salas de aula.

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Biografía del autor/a

Bruno Defilippo Horta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação (UFJF)

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

HORTA, Bruno Defilippo. Sociolinguística em sala de aula: visão e postura docente ante as variedades desprestigiadas do português. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 23, p. 610–625, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35059. Acesso em: 25 may. 2025.