Institucionalização e disciplinarização da linguística (indígena) brasileira: a contribuição de Aryon Rodrigues
Palabras clave:
institucionalização, disciplinarização, linguística indígenaResumen
O artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos relacionados à intitucionalização e à disciplinarização de um campo de saber, a Linguística Indígena. Adota-se como referencial teórico as noções produzidas no interior da Análise do Discurso de linha francesa, assim como formulações da História das Ideias Linguísticas, com destaque aos autores Auroux (1992) e Chiss e Puech (1995) – sobretudo como esses estabelecem o modo de emergência disciplinar. Busca-se determinar o lugar da Linguística Indígena como possível fundadora de uma disciplinarização e institucionalização da Linguística no Brasil. Assinalamos, então, a contribuição de alguns linguistas e, em especial, a figura de Aryon Rodrigues.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.