Construções identitárias do aluno na educação do campo: breve diálogo entre a pedagogia freireana e a linguística aplicada
Palabras clave:
linguagem, identidades, educação do campoResumen
Este artigo problematiza sobre linguagem, identidades e educação do campo a partir de alguns fios tecidos neste diálogo constante que procuramos ter com a emancipação social do sujeito/aluno do campo, enquanto sujeito histórico, subjetivo e ideológico. Acessaremos a Pedagogia Freireana, perspectivando uma prática educativa emancipadora e a Linguística Aplicada quanto à sua compreensão de linguagem e identidades como par na produção de conhecimentos que visibilizem os excluídos dos grupos hegemônicos. Para tal, dialogamos com Freire (1996; 2014), Arroyo (2003), Hall (2006), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003) e outros, a fim de abordamos a problematização da constituição identitária do aluno do segmento educação do campo. Podemos inferir que há indícios de que os sujeitos discursivos do grupo pesquisado sofram influências em suas identidades sociais bem como influenciam seus pares no cenário discursivo inerente à sala de aula contribuindo para percepção deste espaço como de lutas e conflitos identitários.
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