PIERRE SEEL E REINALDO ARENAS: HOMOSSEXUALIDADE E CÂNONE DA LITERATURA DE TESTEMUNHO
Palavras-chave:
Homossexualidade, Literatura, Trauma, Arenas, SeelResumo
Este artigo visa problematizar o cânone dos estudos literários sobre o testemunho frente aos relatos marginalizados de dois homossexuais: o cubano Reinaldo Arenas e o francês Pierre Seel, traumatizados ao longo do século XX, mediante os genocídios viabilizados política e economicamente pelo sistema vigente. Cânone literário este que é focado principalmente em analisar os relatos do judeu no campo de concentração da Segunda Guerra – Shoah – e o indígena e campesino da América Latina mediante a opressão do capitalismo – testimonio, mas que deixou em segundo plano o texto homossexual, possível de emergir principalmente a partir dos anos 1980.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.