A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o papel da língua adicional nesse contexto

Autores/as

  • Cláudia Helena Dutra da Silva Jaskulski UFRGS

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Língua adicional, Letramento.

Resumen

RESUMO: Este artigo historiciza a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, discutindo documentos como a Lei de Diretrizes e Bases e a Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos, além de problematizar o ensino de língua adicional nessa modalidade da educação básica. O trabalho baseia-se no conceito de letramento, entendido como o estado ou condição de quem exerce práticas sociais de leitura e de escrita que circulam pela sociedade letrada em que vive (SOARES, 1999; RIO GRANDE DO SUL, 2009). Este trabalho busca refletir sobre os objetivos e o papel do ensino da língua adicional na Educação de Jovens e Adultos.

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Biografía del autor/a

Cláudia Helena Dutra da Silva Jaskulski, UFRGS

Mestre em Linguística Aplicada

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

JASKULSKI, Cláudia Helena Dutra da Silva. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o papel da língua adicional nesse contexto. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 13, n. 19, p. 414–426, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34952. Acesso em: 28 jul. 2025.

Número

Sección

Estudos livres