O tratamento do decalque no processo tradutório de “Véra”, conto de Auguste Villiers de l’Isle-Adam

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69897

Palabras clave:

Literatura francesa, Tradução (Dificuldades de), Decalque.

Resumen

Neste artigo, examinamos o decalque produzido na primeira versão da tradução de “Véra” (1874), conto de Auguste Villiers de l’Isle-Adam. Possível equívoco na tradução, o decalque decorre da transposição literal de estruturas sintático-semânticas do texto-fonte ao texto na língua-alvo. Com o intuito de encontrarmos soluções para este obstáculo, baseamo-nos em estudos acerca da teoria da tradução e de outros campos do saber. Em relação à tradução de “Véra”, deparamo-nos com este fenômeno no âmbito morfossintático (transposição do plus-que-parfait), bem como na tradução de um jogo de palavras. Através da análise dessas duas dificuldades concretas, que podem ocasionar estranhamento – e mesmo incompreensão – ao leitor brasileiro, apresentamos as soluções tradutórias que nos parecem mais adequadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Marx Umpierre, Universidade federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Estudos de Literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Letras Português/Francês na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Luísa Freire, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licencianda no curso de Letras Português/Francês na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Gabriela Jardim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Literatura Francesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG) e professora adjunta no Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Publicado

2023-04-21

Cómo citar

UMPIERRE, Laís Marx; FREIRE, Luísa; DA SILVA, Gabriela Jardim. O tratamento do decalque no processo tradutório de “Véra”, conto de Auguste Villiers de l’Isle-Adam. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 41, p. 144–159, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.69897. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/69897. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)