Fora de controle: adaptação literária e pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.68056Palabras clave:
Adaptação, Pós-Moderno, Intertextualidade, LiteraturaResumen
A intensificação das adaptações entre expressões artísticas estão relacionadas às revoluções tecnológicas que marcaram as expressões culturais do contemporâneo. Nesse contexto pós-moderno, de múltiplas vozes e signos simultâneos, intensificou-se a prática da adaptação, tornando-se recorrente. A arena pós-moderna é o palco que abre espaço a essa intensidade de adaptações, reescrituras, recriações e ressignificações. Assim, pretende-se estabelecer uma relação entre os estudos da pós-modernidade e a intensificação de adaptações de obras literárias na contemporaneidade, a partir da teoria da adaptação, a qual se baseia na intertextualidade: o texto baseia-se em outros textos para se criar, existindo completamente por meio de uma relação intertextual com os primeiros. Para isso, serão tomados como ponto de partida os autores Hutcheon (2013), Stam (2006), Lyotard (2009), Jameson (2002) e Derrida (2005), entre outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.