A orientação argumentativa em textos multimodais: a intertextualidade como critério de análise

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57430

Palabras clave:

Orientação Argumentativa, Intertextualidade, Textos Multimodais

Resumen

O presente trabalho propõe uma interface entre os postulados da Linguística Textual e a Análise da Argumentação no Discurso (CAVALCANTE, 2016; MACEDO, 2018 e OLIVEIRA, 2020). Por esse prisma teórico, nosso foco é mostrar como a categoria textual de intertextualidade pode indicar uma orientação argumentativa na modalidade de coconstrução em textos multimodais (AMOSSY, 2011 e CARVALHO, 2018). Para essa investigação, contamos com duas charges selecionadas do jornal virtual O Tempo. Os resultados corroboram que essa categoria é útil para se perceber a orientação argumentativa e também aponta para diferentes graus de argumentatividade. 

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Biografía del autor/a

Bruno Huann da Silva Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduado em Letras Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Thaís Ludmila da Silva Ranieri, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2021-05-14

Cómo citar

NOGUEIRA, Bruno Huann da Silva; RANIERI, Thaís Ludmila da Silva. A orientação argumentativa em textos multimodais: a intertextualidade como critério de análise. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 157–177, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.57430. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/57430. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)