O pensamento linguístico de Oswald Ducrot
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57357Palabras clave:
Oswald Ducrot, conjunções, linguística textual, semântica argumentativa.Resumen
O presente estudo analisa o pensamento linguístico de Ducrot sobre os conectores de tipo lógico e os encadeadores de tipo discursivo, recapitulando noções de escala argumentativa e de classe argumentativa formuladas pelo linguista francês. Nota-se que as gramáticas da tradição têm dado maior ênfase ao estudo dos morfemas lexicais e dos morfemas gramaticais flexionais e derivacionais, relegando a um plano secundário o estudo dos operadores argumentativos, de tal forma que passam praticamente despercebidos ao estudante, que se limita a decorá-los. Recuperar tais elementos neste estudo encontra razão porque são justamente eles que determinam o valor argumentativo dos enunciados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.