Em dois tempos: a crítica de autoria negra no início e na atualidade da literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57075Palabras clave:
literatura brasileira, crítica literária, produção ficcional, autoria negra.Resumen
Com o advento das lutas do Movimento Negro, o apagamento de narrativas e identidades negras começa a perder estabilidade nas mais variadas esferas sociais. A partir desse contexto, o presente artigo tem por objetivo discutir a produção crítica nacional a partir de dois autores-críticos negro-brasileiros, Machado de Assis e Conceição Evaristo, levando-se em consideração suas proposições, que serão recuperadas e consolidadas em sua produção ficcional. Para isso, foram selecionados seus respectivos textos, “Notícia da atual literatura brasileira” (1873) e “Gênero e Etnia” (2005), e estudados a partir da comparação com suas produções literárias. A escolha desses autores buscou recuperar exemplos da autoria negra dos séculos XIX e XXI, comprovando a atuação desse segmento específico em nossas letras.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.