O primeiro Ivo Bender: ressonâncias do teatro do absurdo nos primórdios do processo criativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42836

Palabras clave:

Ivo Bender, Literatura rio-grandense, Teatro épico

Resumen

O presente trabalho busca inquirir sobre as características cruciais do teatro épico na primeira produção publicada do dramaturgo gaúcho Ivo Bender, nos anos 1960, chamada "As cartas marcadas ou Os assassinos". Examinando conceitos a fim de fundamentar em profundidade o artigo, da teoria clássica dos gêneros às particularidades do Teatro do Absurdo, refletir-se-á acerca das similitudes entre o enredo e a estrutura do texto de Bender e os atributos encontrados nas obras de Rosenfeld (1965) e Esslin (1968).  


Biografía del autor/a

Mariana Soletti da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Jornalista, estudante de Letras. Interesse e ênfase em Teoria da Literatura, História da Literatura e Literatura Comparada. Bolsista BPA PUCRS em Teoria Dramática, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estudando o autor Ivo Bender.

 

Publicado

2020-07-15

Cómo citar

da Silva, M. S. (2020). O primeiro Ivo Bender: ressonâncias do teatro do absurdo nos primórdios do processo criativo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 337–356. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42836