As experimentações poéticas de Paulo Leminski em caprichos e relaxos
Palabras clave:
Caprichos e relaxos. Experimentação. Poética.Resumen
Do conjunto poético de Leminski, uma das obras mais emblemáticas e que representa a ideia de hibridização e multiplicidade é Caprichos e relaxos. É uma obra de aspecto antológico por reunir quase vinte anos de poesia, compreendendo o período de 1963 até 1983, além de ser sua primeira coletânea comercial. Caprichos e relaxos incorpora o suprassumo da poética leminskiana, na qual é possível encontrar aspectos que vão do Concretismo à poesia oriental japonesa, o haicai, além de contos semióticos. A partir dessa obra, o poeta afirma uma expressão poética pautada no humor, na ironia, nos trocadilhos e na tensão, instalada no capricho e no relaxo com a linguagem. Pretendemos, pois, analisar quais são as experimentações com a linguagem realizadas nessa obra e que, de certo modo, constituem a expressão de toda a poética de Leminski.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.