Os efeitos da memória na obra ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86886

Keywords:

bell hooks, Espaços de memória, Lembranças

Abstract

O presente trabalho pretende discutir a importância da memória na obra intitulada Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (2013), da autora e feminista bell hooks (1952-2021). Como objetivo geral deste trabalho, pretende-se analisar o objeto mencionado e dentre os objetivos específicos estão: 1) apresentar a obra referida; 2) analisar fragmentos que demonstrem aspectos indicadores da memória; 3) evidenciar a importância do movimento feminista na construção da educação. Isso porque ao analisar os ensaios da autora pode-se considerar que as lembranças traumáticas no âmbito escolar possuem relação com a memória e a história e esses eventos traumáticos interferem até mesmo na construção da identidade da mulher racializada. Dito isso, dentre os pressupostos teóricos estão, principalmente, Ricoeur (2007), Fanon (1961), Conceição Evaristo (2011) e Sueli Carneiro (2020), a fim de identificar passagens significativas dessas lembranças que se configuram como marcas de memória/história de caráter individual e coletivo à medida que os episódios são narrados na obra em questão. Como resultados, espera-se evidenciar que a documentação da memória é fundamental para que não ocorra o esquecimento das vozes que são marginalizadas. Dito isso, hooks auxilia não só a pensar a partir das experiências e práticas no contexto de sala de aula, mas também possibilita refletir sobre os desafios da mulher negra sob um ponto de vista histórico.

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Author Biographies

Yasmin Garcia Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda na área de concentração em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES). Graduada em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola - Habilitação Licenciatura pela mesma instituição (2018-2023). Atualmente, sob apoio financeiro da CAPES, se dedica integralmente à pesquisa.

Luciana Ferrari Montemezzo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Literaturas Hispânicas e Tradução Literária na Universidade Federal de Santa Maria desde 1996. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Tradução do Espanhol, 1995). É Mestra em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Realizou estágio Pós-doutoral na Facultad de Traducción e Interpretación da Universidad de Granada, Espanha (2019-2020).

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Published

2025-06-23

How to Cite

YASMIN GARCIA MARQUES; LUCIANA FERRARI MONTEMEZZO. Os efeitos da memória na obra ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade . Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 722–735, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.86886. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/86886. Acesso em: 29 jun. 2025.