A dessacralização no Auto da Compadecida: uma análise do teatro suassuniano e do filme de Guel Arraes
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76112Keywords:
Ariano Suassuna, Auto da Compadecida, Dessacralização, Guel Arraes, Literatura e CinemaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a dessacralização no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e no filme homônimo de Guel Arraes, discorrendo um pouco a respeito de originalidade e adaptação, temas importantes na construção do auto. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica crítica-teórica e videográfica e, como principais fundamentos, baseamo-nos em estudos de Mircea Eliade (2001), Margot Berthold (2004), José Carlos Avellar (2007) e Ariano Suassuna (2008). As análises constataram que a figura do Palhaço é muito importante para a realização do processo de dessacralização no auto; e por não estar presente na representação fílmica, devido à escolha do diretor Guel Arraes, faz com que o personagem João Grilo, no filme, tenha um papel de dessacralizar por meio de piadas com as figuras místicas e sagradas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.