A impossibilidade da alteridade: Cyberpunk como reflexo pós-moderno do rechaço ao outro
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76111Keywords:
Alteridade, Cyberpunk, Pós-modernidade, Cinema, Literatura.Abstract
A presente proposta tem o objetivo de avaliar a forma como a literatura e as outras artes concebem a pós-modernidade. Para isso, a pesquisa propõe averiguar, dentro dos limites e pressupostos da Literatura Comparada, a forma como o gênero Cyberpunk tem abarcado a sociedade de século XXI, com vistas, especificamente, à análise da construção das cidades dentro das obras, atrelada às configurações das personagens e ao processo de rechaço ao Outro. Assim, objetiva-se fundamentar a compreensão de que o gênero cyberpunk, diferentemente do que já foi sugerido outrora, assumiu funções de presentificação da vida cotidiana e não mais apenas sugere futuros distópicos, sendo, portanto, elemento cultural fundamental às pesquisas sobre outremização e pluriculturalidade.
References
AMARAL, Adriana da Rosa. Visões cibertemporais - a inserção dos estudos de cyberpunk no campo da comunicação e da cibercultura. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 14, n. Dezembro, p. 70-81, 2005.
AMARAL, Adriana da Rosa. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk: do romantismo gótico às subculturas: comunicação e cibercultura em Philip K. Dick. – Porto Alegre, 2005. 291 f.
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origins and Spread of Nationalism. London: Verso, 1991.
CAVALLARO, Dani. Cyberpunk and Cyberculture: science fiction and the work of William Gibson. The Athlone Press, New Brunscwick, NJ, 2000.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022a.
HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Trad. de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
HAN, Byung-Chul. Morte e Alteridade. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
HAN, Byung-Chul. O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente. Trad. de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022b.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Trad. de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
JAMESON, Fredric. Postmodernism, Or the Cultural Logic of Late Capitalism. Duke University Press. Durham, NC, 1991.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1980.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: editora 34, 1999.
RODRIGUES, Tieguë Vieira. A categoria da alteridade: uma análise da obra Totalidade e infinito, de Emmanuel Levinas. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SCHUETZ, Alfred. The stranger: an essay in social psychology. The American Journal of Sociology, Chicago, v. 49, n. 6, p. 499-507, 1944.
SIMMEL, Georg. The sociology of Georg Simmel. New York: Free Press, 1950.
YOUNG, Liam. Not for Us – Squatting the Ruins of our Robot Utopia. Revista Architectural Design – Machine Landscapes: Architectures of the Post-Anthropocene, Oxford, v. 89, p. 126-135, jan.-fev. 2019.
FILMES E SÉRIES MENCIONADOS
AKIRA. Direção: Katsuhiro Ôtomo. Roteiro: Katsuhiro Ôtomo, Izô Hashimoto. 124 min. Cor, Som, 1988.
BLADE Runner The director’s Cut. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deely e Ridley Scott. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Warner Bros; 1991. 1 filme (117 min), som, color. 35 mm.
BLADE Runner 2049. Direção: Denis Villeneuve. Produção: Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, Bud Yorkin, Ridley Scott. Roteiro: Hampton Fancher. Intérpretes: Ryan Gosling, Harrison Ford, Jared Leto, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Robin Wright, Dave Bautista e outros. Sony Pictures; 2017. 1 filme (164 min), som, color. digital.
GHOST in the Shell. Diretor: Mamoru Oshii. Roteiro: Kazunori Itô. Produção: Production I.G. 83 min. Som, Cor, 1995.
LIVROS MENCIONADOS
DICK, Philip Kindred. Androides sonham com ovelhas elétricas? Trad. de Ronaldo Bressane. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.