Uma máquina para porcos: entre figuras animalescas, horror e violência nas narrativas contemporâneas Amnesia e Porco de Raça
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76076Keywords:
Horror, Amnesia, Porco de Raça, Videogame, Violência.Abstract
As narrativas de horror são um ambiente de representação não apenas do medo, como também da realidade contemporânea, visto a presença de diversos símbolos da violência e da opressão da sociedade. A narrativa audiovisual Amnesia: A Machine for Pigs e a obra literária Porco de Raça apresentam nitidamente os efeitos dessa violência, demonstrando, para o jogador/leitor, não só o processo de desumanização das personagens, como o delírio e seu consequente efeito de animalização daqueles que não são “bem-vistos” pela sociedade. Este ensaio tem como objetivo apresentar, mediante a literatura comparada, as vivências animalescas e violentas experienciadas pelas personagens nas obras Porco de Raça e Amnesia: A Machine For Pigs, a fim de responder como os efeitos do preconceito e da submissão das minorias às imposições de uma cultura opressora influenciam a vida cotidiana.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.