Aos olhos de Poe: da leitura literária à produção textual a partir do conto “O Homem da Multidão”, de Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.72693Keywords:
Ensino de Literatura, Produção Textual, Edgar Allan Poe.Abstract
O ensino de literatura, conforme é pregado atualmente, estabelece-se em meio a práticas de leitura engessadas e pouco proveitosas para os alunos-leitores em formação. Por isso, o objetivo deste estudo é discutir a formação do sujeito leitor em sala de aula a partir do arcabouço teórico-crítico sobre o ensino de literatura formado por Todorov (2009), Rouxel (2013, 2014) e Rezende (2014), propondo-se, também, a reflexão acerca das práticas de leitura na educação básica brasileira, com o intuito de orientar um possível rompimento com a perspectiva monológica e racionalizante de ensino, para, assim, (re)pensar os métodos e mudar os rumos da leitura literária no âmbito escolar. Além disso, este artigo apresenta uma proposta de ensino de literatura, baseada no conto “O Homem da Multidão”, de Edgar Allan Poe, que visa à produção de crônicas na escola.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.