A pontuação nos anos iniciais: reflexões dialógicas em documentos oficiais contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63999Keywords:
sinais de pontuação, análise dialógica do discurso, documentos oficiais.Abstract
Esta pesquisa discute como a pontuação é abordada nos documentos oficiais contemporâneos para os Anos Iniciais. Justifica-se esta investigação pela urgência em refletirmos dialogicamente a respeito da temática, tendo em vista a recente homologação da BNCC e das mudanças nos currículos estaduais e municipais. Em termos metodológicos, selecionaremos os excertos que explicitamente abordam a temática da pontuação nesses escritos norteadores em vigência no país. Para tanto, nosso embasamento teórico terá como aporte a Análise Dialógica do Discurso, elencando algumas categorias de análise, tais como enunciado concreto e relações dialógicas. Com nossas análises, foi possível perceber uma relação dialógica de ampliação entre o documento municipal com relação ao Currículo Paulista e a própria BNCC.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.