A pontuação nos anos iniciais: reflexões dialógicas em documentos oficiais contemporâneos

Authors

  • Anderson Cristiano Silva MESTRADO EM LINGUÍSTICA APLICADA - UNITAU (MLA)
  • Raimunda Francisca de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63999

Keywords:

sinais de pontuação, análise dialógica do discurso, documentos oficiais.

Abstract

Esta pesquisa discute como a pontuação é abordada nos documentos oficiais contemporâneos para os Anos Iniciais. Justifica-se esta investigação pela urgência em refletirmos dialogicamente a respeito da temática, tendo em vista a recente homologação da BNCC e das mudanças nos currículos estaduais e municipais. Em termos metodológicos, selecionaremos os excertos que explicitamente abordam a temática da pontuação nesses escritos norteadores em vigência no país. Para tanto, nosso embasamento teórico terá como aporte a Análise Dialógica do Discurso, elencando algumas categorias de análise, tais como enunciado concreto e relações dialógicas. Com nossas análises, foi possível perceber uma relação dialógica de ampliação entre o documento municipal com relação ao Currículo Paulista e a própria BNCC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anderson Cristiano Silva, MESTRADO EM LINGUÍSTICA APLICADA - UNITAU (MLA)

Doutor e Linguística Aplicada e  Estudos da Linguagem (PUC-SP) Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU)

Raimunda Francisca de Sousa

Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade de Taubaté (UNITAU), graduada em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e Pedagogia pela Universidade de Araras "Dr. Edmundo Ulson". Atua profissionalmente como professora de língua portuguesa e língua espanhola na rede estadual de São Paulo e como professora efetiva dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de São José dos Campos. 


Published

2023-04-21

How to Cite

SILVA, Anderson Cristiano; DE SOUSA, Raimunda Francisca. A pontuação nos anos iniciais: reflexões dialógicas em documentos oficiais contemporâneos. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 41, p. 46–69, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.63999. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/63999. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Estudos de Língua (Tema livre)