Aplicações da Teoria Dramatúrgica de Goffman para a Análise Multimodal
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61508Keywords:
Goffman, Semiótica Social, Indústria Cultural, Taylor SwiftAbstract
Este trabalho objetiva discutir de que maneira a teoria dramatúrgica de Goffman (2014[1959]) pode ser aplicada na análise de textos multimodais (KRESS e Van LEEUWEN, 2001, 2006; Van LEEUWEN, 1999, 2005, 2011). Após apresentar os fundamentos da representação na teoria de Goffman e dos pressupostos para a análise de textos na perspectiva multimodal, partirei para a análise do videoclipe da música Fearless, da cantora Taylor Swift, dando destaque para como a representação da artista por meio da realização dramática, da manutenção do controle expressivo, da idealização e da mistificação possibilita o enriquecimento de categorias da análise multimodal de textos, como as da gramática visual, para uma compreensão mais ampla da interação social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.