Selva trágica e o subdesenvolvimento brasileiro: um diálogo estético-político entre o romance de Hernani Donato e o filme de Roberto Farias
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60130Keywords:
Crítica cultural materialista, Selva trágica, romance social brasileiro, Cinema Novo.Abstract
Este artigo analisa comparativamente o romance Selva trágica (1959), escrito por Hernani Donato, e o filme homônimo (1964), dirigido por Roberto Farias, visando compreender o modo como as obras literária e cinematográfica tematizam o subdesenvolvimento brasileiro, a partir dos parâmetros formais do romance social e do realismo cinematográfico que caracteriza o início do Cinema Novo. Em geral, procuramos demonstrar como as obras dialogam com as questões políticas e ideológicas de seu momento histórico, a partir da especificidade de cada linguagem e campo artístico. Para tanto, embasamo-nos na crítica cultural materialista, sobretudo em Cevasco (2013), Jameson (1992) e Eagleton (1978), como também em estudiosos do período histórico abordado e em teóricos do cinema e da literatura.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.