Intersecções entre escrita e imagem em A coleção particular, de Georges Perec

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60091

Keywords:

Ut pictura poesis, Campo artístico, Literatura, Pintura, Poéticas interartes.

Abstract

O artigo tem como objetivo estudar as relações que se estabelecem entre literatura/escrita e pintura/imagem na novela A coleção particular, do escritor francês Georges Perec, de modo a perceber e analisar as intersecções entre elas ao longo da narrativa. A fim de compor seu labirinto, Perec retoma a polêmica do Ut pictura poesis (“Um poema é como um quadro”) e as disputas entre pintura e literatura no interior do campo artístico, buscando refletir sobre o jogo de poder nesse cenário. Neste sentido, literatura/escrita e pintura/imagem são, na novela de Perec, potencialidades que jogam juntas e se complementam mutuamente, oferecendo mais caminhos ao leitor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sabrina Ferraz Fraccari, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Mestranda em Letras, área de concentração Estudos Literários, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria/RS. Bolsista CAPES. E-mail: sabrina.fraccari@acad.ufsm.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6656-9417; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9109909838710170. 

Published

2021-09-16

How to Cite

FERRAZ FRACCARI, Sabrina. Intersecções entre escrita e imagem em A coleção particular, de Georges Perec. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 36, p. 204–220, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.60091. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/60091. Acesso em: 24 may. 2025.