Inéditos e Dispersos: notas sobre autonomia poética em Ana Cristina Cesar sob a ótica de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42716Keywords:
Autonomia, Literatura, Ana Cristina Cesar, Pierre Bourdieu.Abstract
Este estudo tem como objetivo fazer um debate acerca da autonomia literária em Inédito e Dispersos (1985) de Ana Cristina Cesar sob o prima de Pierre Bourdieu. Nessa perspectiva faremos uma reflexão sobre a teoria de campos de As regras das artes (1996). Analisaremos a estética da poesia de Cesar em debate com a autonomia literária. Entendemos os aspectos do simbólico, do registro do acaso, da fragmentação do pensamento e do uso excessivo de figuras de linguagem corroboram as concepções de Bourdieu. Já que mostram, no espaço de campos políticos, a ruptura hegemônica da forma. Concluímos que a literatura de Cesar aparece como manifestação artística independente a partir do espaço interpretativo dos leitores, revelando os campos de poderes, amplitude do imaginário e do inconsciente simbólico. ADORNO(2003), AGAMBEN(2008), BARTHES(2010) e RANCIÈRE(2009), dentre outros estudiosos, são alguns dos autores que representam nosso aporte teórico.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.