Who will buy my beautiful songs? An introduction to the dickinsonian sentence in Peter Doherty’s works

Authors

  • Marcela Santos Brigida UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38374

Keywords:

Emily Dickinson, Intertextualidade, Poesia.

Abstract

A obra de Emily Dickinson exerce profunda
influência sobre Peter Doherty. Neste
artigo, estudamos como a visão de
Dickinson sobre a tensão entre o artista e
o mercado ressurge nos escritos do poeta
inglês. A ansiedade gerada pela fama e
exposição desencadeia em ambos a
escolha de certos temas. Os dois rejeitam
a mercantilização da obra de arte e sua
transformação em peça de
entretenimento. Enquanto em Dickinson
isso se reflete na sua aversão à
interferência editorial, na recusa de
publicar seus poemas e no afastamento do
meio social, Doherty aborda a tensão
gerada pela fama em suas letras de
música, entradas de diário e entrevistas.
Lyndall Gordon (2010, p. 139) situou a
ansiedade em relação à exposição como
um ponto de conversão entre Dickinson e
Doherty. Recorrendo à leitura cerrada e à
análise comparativa, buscamos
estabelecer como a influência de
Dickinson se manifesta na voz
contemporânea do poeta inglês.

Author Biography

Marcela Santos Brigida, UERJ

Mestranda em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ, Bolsista CAPES

Published

2018-12-06

How to Cite

Brigida, M. S. (2018). Who will buy my beautiful songs? An introduction to the dickinsonian sentence in Peter Doherty’s works. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27), 620–635. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38374