A inversão das máximas em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38355Keywords:
máxima, projeto artístico, Os meus sentimentos, Dulce Maria Cardoso.Abstract
A inversão das máximas apresenta-se emOs meus sentimentos como ferramenta
para desnudar a realidade sócio-histórica
portuguesa. Procuramos investigar a
máxima, a sua inversão e averiguá-la em
nosso corpus. Para tanto, embasamo-nos
em três linhas de estudo: o projeto
artístico da escritora, com Liquidez,
reconfigurações e pluralidades: a
representação identitária da sociedade
portuguesa em O chão dos pardais, de
Dulce Maria Cardoso, de Gonçalves Neto e
Gama; a máxima, com A máxima; suas
variedades, seu emprego, sua utilidade, de
Aristóteles, La Rochefoucauld: reflexões ou
sentenças e máximas, de Barthes, e A
Ciropédia de Xenofante: um romance de
formação na Antiguidade, de Cerdas; e a
inversão da máxima com The american
face of Aesop: Thurber’s Fables and
Tradition, de Carnes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.