A inversão das máximas em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso

Authors

  • Gabriela Cristina Borborema Bozzo Unesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38355

Keywords:

máxima, projeto artístico, Os meus sentimentos, Dulce Maria Cardoso.

Abstract

A inversão das máximas apresenta-se em
Os meus sentimentos como ferramenta
para desnudar a realidade sócio-histórica
portuguesa. Procuramos investigar a
máxima, a sua inversão e averiguá-la em
nosso corpus. Para tanto, embasamo-nos
em três linhas de estudo: o projeto
artístico da escritora, com Liquidez,
reconfigurações e pluralidades: a
representação identitária da sociedade
portuguesa em O chão dos pardais, de
Dulce Maria Cardoso, de Gonçalves Neto e
Gama; a máxima, com A máxima; suas
variedades, seu emprego, sua utilidade, de
Aristóteles, La Rochefoucauld: reflexões ou
sentenças e máximas, de Barthes, e A
Ciropédia de Xenofante: um romance de
formação na Antiguidade, de Cerdas; e a
inversão da máxima com The american
face of Aesop: Thurber’s Fables and
Tradition, de Carnes.

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Author Biography

Gabriela Cristina Borborema Bozzo, Unesp

Mestranda em Estudos Literários FCLAr/Unesp

Published

2018-12-06

How to Cite

BOZZO, Gabriela Cristina Borborema. A inversão das máximas em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, p. 399–415, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.38355. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/38355. Acesso em: 23 may. 2025.

Issue

Section

Estudos de Literatura (Tema livre)