Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37019Keywords:
Experiência reflexiva, terceira idade, abordagem autobiográficaAbstract
Realizaremos, para a produção deste artigo, um recorte inicial dos dados que recolhemos por meio da Oficina que denominamos Raccontarsi e que se realizou entre os meses de outubro e dezembro de 2017 com os alunos do curso “Italiano para a terceira idade” oferecido pela Unati da cidade de Araraquara/SP. Procederemos à análise por meio dos seguintes dados coletados: a) Autobiografias de aprendizagem dos alunos e b) Diário de bordo da professora. A exploração dos dados, dentro desse estudo de caso de cunho qualitativo, foi realizada com base em nossas reflexões teóricas trazidas por Demetrio (1996, 1997, 2002, 2008), o qual versa sobre a abordagem autobiográfica e em autores como Alarcão (2003) e Kumaravadivelu (2003) a fim de relacionar o Pós- Método com a formação reflexiva de professores e com o ensino-aprendizagem reflexivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.