O TEOR TESTEMUNHAL EM MIA COUTO - A MÁGOA E A ESPERANÇA DO FIM DA GUERRA CIVIL MOÇAMBICANA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36042Keywords:
Teor testemunhal, Guerra Civil Moçambicana, Mia Couto, Estórias AbensonhadasAbstract
Neste artigo se apresentará uma apreciação teórica e crítica sobre o teor testemunhal da literatura na obra Estórias abensonhadas, de Mia Couto, por meio dos contos “A guerra dos palhaços” e “Chuva: a abensonhada”. Entende-se que, à diferença das obras canônicas do gênero de teor testemunhal, como É isto um homem? (1947), de Primo Levi e Me chamo Rigoberta Menchú e assim nasceu minha consciência (1993), de Rigoberta Menchú e Elizabeth Burgos-Debray, a obra de ficção de Couto não literaliza a catástrofe da guerra, mas a encena pelo realismo fantástico. Márcio Seligmann-Silva, Valéria de Marco, Shoshana Felman são os nomes que, aqui, embasarão a leitura teórica sobre testemunho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.