“Pure hollywoodlandia”: The Cinematographic Writing of Helena María Viramontes

Authors

  • Lidia da Cruz Cordeiro Moreira UFMG

Keywords:

Linguagem cinematográfica, Narrativa fragmentada, Helena María Viramontes.

Abstract

A tela global (Lipovetsky; Serroy, 2009) discute uma nova era do cinema, o “hipercinema”. Influenciado pela globalização, o cinema é agora desterritorializado, transnacional, plural e fragmentado, o que pode ser visto nos temas, personagens e estrutura narrativa de alguns filmes, como Amores Brutos (2000), Crash – No Limite (2005) e Babel (2006), que têm narrativas dispersas, caóticas, não-unificadas. Contam múltiplas histórias, através de enredos interconectados e é difícil saber quem é o protagonista. A ficção de Helena María Viramontes tem muito em comum com esses filmes. Neste artigo, discutirei esses pontos em comum, focando em “The Cariboo Cafe” e Their dogs came with them. Nem no conto nem no romance, há um protagonista. O olhar do narrador em terceira pessoa funciona como o de uma câmera. A narrativa se alterna entre diversos momentos e lugares e os vários enredos primeiro divergem para depois convergirem em um final dramático, cinematográfico.

Author Biography

Lidia da Cruz Cordeiro Moreira, UFMG

Mestre em Letras, UERJ, Doutoranda em Estudos Literários, UFMG

Published

2018-07-09

How to Cite

Moreira, L. da C. C. (2018). “Pure hollywoodlandia”: The Cinematographic Writing of Helena María Viramontes. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(12), 1–16. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35754