“Pure hollywoodlandia”: The Cinematographic Writing of Helena María Viramontes
Keywords:
Linguagem cinematográfica, Narrativa fragmentada, Helena María Viramontes.Abstract
A tela global (Lipovetsky; Serroy, 2009) discute uma nova era do cinema, o “hipercinema”. Influenciado pela globalização, o cinema é agora desterritorializado, transnacional, plural e fragmentado, o que pode ser visto nos temas, personagens e estrutura narrativa de alguns filmes, como Amores Brutos (2000), Crash – No Limite (2005) e Babel (2006), que têm narrativas dispersas, caóticas, não-unificadas. Contam múltiplas histórias, através de enredos interconectados e é difícil saber quem é o protagonista. A ficção de Helena María Viramontes tem muito em comum com esses filmes. Neste artigo, discutirei esses pontos em comum, focando em “The Cariboo Cafe” e Their dogs came with them. Nem no conto nem no romance, há um protagonista. O olhar do narrador em terceira pessoa funciona como o de uma câmera. A narrativa se alterna entre diversos momentos e lugares e os vários enredos primeiro divergem para depois convergirem em um final dramático, cinematográfico.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.