O desejo de conhecer o outro: viagens e viajantes de Italo Calvino
Keywords:
viagem, viajante, Italo Calvino, nomadismo, errânciaAbstract
O presente artigo aborda a viagem na obra do escritor italiano Italo Calvino, indicando suas diversas conformações na mesma. Como norteadores dessa reflexão sobre a viagem temos as figuras do viajante e do estrangeiro, conforme apresentadas por Georg Simmel e Nelson Brissac Peixoto; as especificidades do olhar do viajante, de acordo com Sérgio Cardoso; e as questões do nomadismo e da pulsão pela errância, fundamentadas na obra de Michel Maffesoli. A partir desse referencial teórico percorre-se a obra de Calvino identificando personagens e narrativas que têm na viagem forte ancoradouro: acompanha-se, assim, a infinita viagem cartográfica de Marco Polo em As cidades invisíveis; a imóvel viagem telescópica do olhar em Palomar; a viagem pelo universo arbóreo construído e delimitado pelo próprio viajante, Cosme de Rondó, em O barão nas árvores; a viagem em busca da poesia no que há de mais banal e concreto na cinzenta cidade de Marcovaldo ou as estações na cidade; a viagem essencial no tempo e no espaço infindáveis que faz Qfwfq em As cosmicômicas, prolífero diálogo entre ciência e ficção; a viagem pela linguagem e pela representação de O cavaleiro inexistente e, por fim, a viagem literária do Leitor de Se um viajante numa noite de inverno.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.

Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.




