Do contar ao mostrar: "Billy Budd", de Herman Melville, no cinema
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35392Keywords:
adaptação literária, cinema, Linda Hutcheon, Billy BuddAbstract
Em "Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade" (2006), Robert Stam destaca a necessidade de se pensar em uma crítica às adaptações literárias para o cinema que se distancie da noção de “fidelidade” ao hipotexto. A partir disso, pretende-se desenvolver, aqui, algumas considerações sobre os filmes O vingador dos mares (1962), de Peter Ustinov, e Bom trabalho (1999), de Claire Denis, em especial no que diz respeito aos diálogos das películas com a novela Billy Budd (1924), de Herman Melville. Considerando a intertextualidade entre as obras, objetiva-se destacar diferentes possibilidades de apropriação de um texto literário para uma narrativa fílmica. Para tal, serão utilizadas, além do artigo de Robert Stam, as contribuições de Linda Hutcheon (2011) e parte da fortuna crítica das obras que compõem os corpora.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.