A (des)cortesia no Barroco brasileiro: expressão de cultura
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35284Keywords:
(des)cortesia, Gregório de Matos, dobra.Abstract
Em contribuição aos estudos enunciativo-discursivos pela perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, selecionamos a décima Outra pintura em sombras desta dama de Gregório de Matos Guerra, composta na segunda metade do século XVII, no período do Barroco brasileiro, e examinamos as estratégias de (des)cortesia nos enunciados que tematizam a beleza “de uma formosa dama”. Nossa amostra de pesquisa consiste em um dos onze poemas do poeta dedicado a uma dama chamada Teresa. No desenvolvimento temático do discurso em análise, o enunciador funde erotismo e religiosidade, sacralidade e profanidade para retratar as qualidades de Teresa. Como aporte teórico-metodológico, fundamentamo-nos na noção de cortesia proposta por Kerbrat-Orecchioni, pela qual ressignifica a teoria de Brown e Levinson, compreendendo a cortesia como a produção de antiameaças mediante os encadeamentos corteses e descorteses no desenvolvimento enunciativo. Consideramos, também, as contribuições do filósofo francês Gilles Deleuze, o qual discute, pela noção de dobra, os processos de construção de territórios existenciais do indivíduo dentro de sistemas de coerções e códigos múltiplos: a subjetivação. Ao estudar a subjetivação, Deleuze reflete não apenas acerca de um sujeito individual, mas de um modo intensivo de produzir a curvatura de certo tipo de forças sociais que, em nosso caso, influenciam na constituição do discurso selecionado e a maneira de apreender a (des)cortesia presente nos enunciados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.