Estudo descritivo da relação entre a interação com nativos e o nível de proficiência de aprendizes de PLE
Keywords:
português como língua estrangeira, construções identitárias, surveyAbstract
Este trabalho objetiva investigar as construções identitárias dos aprendizes de PLE examinadas dentro do contexto de suas ações em imersão com a língua-alvo. As identidades sociais não são estabelecidas a priori, mas (co)construídas na interação, em práticas discursivas particulares e tornadas relevantes na interação (ALMEIDA FILHO, 2011). O embasamento teórico sociointeracionista evidencia o papel da cultura e, particularmente, o da linguagem na construção social do sujeito e do conhecimento. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa com survey (BROWN, 2001) permite uma interpretação e compreensão da construção das identidades por meio das ações no ambiente de interação. Assim, através da aplicação de questionários, a investigação desta pesquisa foi feita de maneira interativa, identificando a formação das identidades dos aprendizes de PLE.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.