A construção argumentativa entre professores via Facebook
Keywords:
argumentação, formação de professores, FacebookAbstract
Este artigo visa contribuir para a área de formação de professores que utiliza a argumentação crítico- colaborativa como norteadora da organização da linguagem e o Facebook como local de tomadas de decisões no processo continuado de formação docente. A pesquisa aqui discutida analisa como a argumentação se organiza no desenvolvimento da tomada de uma decisão crítico-colaborativa sobre qual livro didático adotar para um curso específico (MAGALHÃES, 2009). O processo ocorreu entre cinco professores e duas coordenadoras em um contexto de ensino da língua inglesa para a mobilidade estudantil universitária, em uma universidade federal brasileira, na rede social online Facebook. O grupo em questão procura basear suas ações de educação docente no arcabouço teórico-metodológico crítico- colaborativo e na argumentação denominada colaborativa (MAGALHÃES, 2014), na qual o processo de ensino-aprendizagem oferece aos professores em formação chances de exposição de ideias, pontos de vista, suportes, contra- argumentos com seus suportes e novas posições por meio de sínteses crítico-colaborativas (LIBERALI, 2013). A discussão da análise dos dados revela que muito embora a ação das coordenadoras necessite ser expandida com base na linguagem argumentativa, os cinco professores construíram sua síntese, sobre qual livro adotar, de forma crítico-colaborativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.