A linguística de corpus e o ensino de inglês – um estudo da produção escrita de aprendizes brasileiros
Keywords:
Linguística de Corpus, blocos lexicais, ensino de escrita, gêneros textuaisAbstract
Segundo Bakhtin (2010) o gênero influencia as escolhas léxico-gramaticais. No entanto, estas escolhas significam que um texto foi bem escrito, de forma coesa e coerente? O que caracteriza um texto como um exemplar prototípico de um determinado gênero? Seria o uso de blocos lexicais característicos de um gênero o melhor método a ensinar a escrita de gêneros textuais? O objetivo deste trabalho é analisar os feixes lexicais produzidos por aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira em um curso livre de idiomas e contrastar a produção linguística dos alunos em textos do gênero resenha de filme com o que se espera que os alunos produzam de acordo com o programa curricular da instituição de ensino. Para isso, lancei mão de preceitos da Linguística de Corpus para extração de dados de forma digital e analisar coletivamente o perfil do grupo de alunos. Os resultados demonstraram que os aprendizes não fazem uso dos blocos lexicais ensinados e que, teoricamente, deveriam fazer parte do gênero resenha de filme.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.