As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna
Keywords:
Auto, Tradição, Cultura popular, Suassuna, TeatroAbstract
Este artigo tem por objetivo fazer um recorte das obras de Suassuna, em especial das peças Auto da Compadecida e A Pena e a Lei, para mostrar como essas obras dialogam com a tradição ibérica e popular desde os autos vicentinos e da literatura de cordel até as farsas e o pícaro ibérico, trazendo para a realidade brasileira do séc. XX toda uma manifestação artística e popular gerada na Europa do séc. XVI e que se perpetuou na região do Nordeste. O referencial teórico é embasado pelos estudos de Vassalo (1993), Guidarini (1992), Bergson (1987), Palma (1996), Ataíde (2007) e nas próprias reflexões estéticas de Suassuna (2008).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.